Feng Shui
O feng shui existe a mais de 4.000 mil anos. Ele é um conjunto de técnicas e teorias que tem como objetivo garantir uma vida saudável e harmônica para quem ocupa o espaço.
Os conceitos e teorias vão identificar qual o padrão vibracional daquele espaço, e através de uma série de técnicas complexas o feng shui vai reorganizar a forma como a energia flui no espaço, para garantir equilíbrio físico, mental e espiritual dos moradores.
O principal pilar do feng shui é o estudo e a observação da natureza. Os primeiros mestre de feng shui eram especialistas em astronomia, geografia, meteorologia geologia e física além do estudo dos fenômenos do geomagnetismo.
Para o feng shui o sucesso, a prosperidade, a suade, bons relacionamentos são consequência de uma boa relação entre o chi do entorno e o chi pessoal. O meio externo é uma consequência, quase como um espelho do chi interno da pessoa e visse versa.
feng = vento
shui = água
Elementos que representam a fluidez e o movimento, assim como o chi (a energia que estudamos dentro da técnica do feng shui) que flui pelos ambientes.
Linhagem
O feng shui é um conhecimento milenar transmitido de geração a geração dentro da cultura chinesa que passou por muitos momentos históricos, por esse caminho surgiram algumas linhagens.
Seguiremos aplicando os conceitos da linhagem do budismo tântrico tibetano do Chapéu Preto, vertente difundida no ocidente pelo monge Thomas Lin Yun, nos anos 70. Esse método combina aprendizados do mundo moderno à antiga sabedoria chinesa, de modo que seus ensinamentos são mais adaptados à realidade do mundo atual.
TAO
Movimento, o ritmo rege todo universo.
O dia e a noite - movimento de rotação da terra.
As estações do ano - movimento de translação da terra.
Nós, seres humanos, colocamos o ritmo na nossa vida, a partir desses ciclos. E apesar de todo ano voltarmos para mesma estação do ano, sempre voltamos diferente, respeitando o ciclo de vida dos seres vivos (nascimento, crescimento, desenvolvimento, reprodução, morte).
o movimento continuo e eterno sempre igual e sempre diferentes. Ele é representado pelo movimentação do yin-yang.
TAO =
YIN YANG
Yin-yang são duas forças primordiais que regem o universo e representam a harmonia. São opostas e complementares, como polos, positivo e negativo, que se atraem e se complementam.
Elas estão continuamente gerando as mudanças cíclicas, incessantemente, assim como o dia e a noite.
a escuridão, o passivo, a energia que se retrai, o feminino, o frio, o pesado, o denso
yin =
yang =
a luz, o ativo, a energia que se expande, o masculino, o calor, o leve, o sutil
É a energia que permeia tudo e todos. É um sopro divino, a força vital, uma força invisível fundamental que dá vida para todo que existe, para todo o planeta.
CHI
BAGUÁ
Grade energética que demostra como a energia flui no ambiente de acordo com as nove áreas da vida.
Ferramenta análoga à acupuntura no corpo humano: mapeiam-se os pontos e, através deles, é possível identificar bloqueios ou impe-dimentos ao perfeito fluxo do chi e, assim, corrigi-los, restaurando a energia vital.